lunes, 29 de abril de 2013

Empresas brasileiras migram para o Paraguai atrás de baixo custo



28 de abril de 2013 | 8h 32


RAQUEL LANDIM - Agencia Estado


SÃO PAULO - As empresas brasileiras estão cruzando a fronteira rumo ao Paraguai em busca de mão de obra barata e menos impostos. Quase 30 companhias já fizeram esse caminho, instalando filiais no vizinho, estimulando seus fornecedores a investir ou terceirizando parte de sua produção para manufatureiros locais.
Segundo José Franco, gerente de projetos da Rede de Investimento e Exportação (Rediex), do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, os locais preferidos pelos brasileiros são os arredores da capital Assunção e, principalmente, a fronteira com o Paraná no "triângulo" formado por Hernandarias, Presidente Franco e Ciudad del Este.
Os setores mais visados são autopeças, confecções, calçados e plásticos. Na maior parte dos casos, a estratégia é a mesma: os insumos são importados da China, a manufatura é feita no Paraguai e o produto é vendido no Brasil. Está se tornando mais comum marcas conhecidas como Buddemeyer, Penalty, Adidas e Fila serem vendidas por aqui com etiquetas "made in Paraguai".
A Volkswagen do Brasil está adquirindo autopeças da Fujikura desde o ano passado. A montadora compra chicotes elétricos (uma espécie de rede que interliga os vários sistemas dos carros) da empresa paraguaia. Segundo a assessoria de imprensa, "isso faz parte da estratégia de buscar fornecedores globalmente".
Também há companhias que se instalam no Paraguai para aproveitar vantagens competitivas locais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

SAO PAULO - Las empresas brasileñas están cruzando la frontera con Paraguay en busca de mano de obra barata y los impuestos más bajos. Cerca de 30 empresas ya han hecho de esta manera, la instalación de sucursales en el vecino alienta a sus proveedores para invertir o subcontratar parte de su producción a la fabricación local.
De acuerdo con José Franco, Gerente de Proyecto de Redes de Inversiones y Exportaciones (REDIEX), del Ministerio de Industria y Comercio de Paraguay, los lugares preferidos por los brasileños son las afueras de la capital, Asunción, y en especial la frontera con Paraná en el "triángulo" formado por Hernandarias, Presidente Franco y Ciudad del Este.
Los sectores seleccionados son piezas de automóviles, ropa, calzado y plásticos. En la mayoría de los casos, la estrategia es la misma: los insumos son importados de China, la fabricación se realiza en Paraguay y el producto se vende en Brasil. Se está convirtiendo en marcas más comunes, como Buddemeyer, Pena, Adidas y Fila se venden aquí etiquetados "made in Paraguay".
Volkswagen Brasil es la adquisición de partes de Fujikura desde el año pasado. Los arneses de compra de automóviles (una especie de red que interconecta los diferentes sistemas del coche) de la sociedad paraguaya. Según un portavoz, "esto es parte de la estrategia de buscar proveedores a nivel mundial."
También hay empresas que se instalan en Paraguay para disfrutar de ventajas competitivas locales. La información es el periódico O Estado de S. Paul. 



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